Uva Gamay

A Uva Gamay (se pronuncia “Gamê”), que também pode ser chamada de Gamay Noir, é uma uva tinta, nativa da região da Borgonha, entre Mâcon e a cidade de Lyon na França. Cercada de colinas expostas ao sol no sentido leste-sudeste e protegida dos ventos frios e cheios de umidade do oeste, esta é a região de Beaujolais, que faz parte da região administrativa da Borgonha. Estudos indicam que essa variedade é resultado do cruzamento da tinta Pinot Noir com a branca Gouais Blanc em meados de 1360.

De cor púrpura escura profunda e com pele fina, é famosa por produzir vinhos leves e frutados. Geralmente, o brilho da Gamay é ofuscado pela sua irmã mais conhecida, a Pinot Noir. Mas, enquanto a Pinot Noir possui uma alta complexidade, a Gamay, mesmo sendo oriunda também de terrenos temperados, é mais leve, graças ao seu solo granítico e xistoso.

A uva Gamay possui bagos considerados pequenos, é bastante produtiva e de amadurecimento precoce. É uma das primeiras a serem colhidas. Os principais aromas são de frutas vermelhas, como framboesas e morangos, dependendo do tipo de solo pode gerar aromas como os de pimenta de cheiro e até de banana. Isso acontece por causa da “maceração carbônica”. Este processo que consiste em colocar cachos inteiros em cubas sem prensar, e adicionam gás carbônico, que faz com que se inicie a fermentação alcoólica dentro dos bagos. 

Prove Nosso Gamay Nouveau

 

O sabor vai te surpreender!!

O ideal é servir gelado como um Vinho Branco a, aproximadamente, 9º

Dicas de Harmonização

Por ser um vinho leve, vai muito bem com salada Caprese e Queijo de Búfala.

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Receba nossos conteúdos!

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Share on facebook
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

© 2021 Todos Direitos Reservados