A Uva Gamay (se pronuncia “Gamê”), que também pode ser chamada de Gamay Noir, é uma uva tinta, nativa da região da Borgonha, entre Mâcon e a cidade de Lyon na França. Cercada de colinas expostas ao sol no sentido leste-sudeste e protegida dos ventos frios e cheios de umidade do oeste, esta é a região de Beaujolais, que faz parte da região administrativa da Borgonha. Estudos indicam que essa variedade é resultado do cruzamento da tinta Pinot Noir com a branca Gouais Blanc em meados de 1360.
De cor púrpura escura profunda e com pele fina, é famosa por produzir vinhos leves e frutados. Geralmente, o brilho da Gamay é ofuscado pela sua irmã mais conhecida, a Pinot Noir. Mas, enquanto a Pinot Noir possui uma alta complexidade, a Gamay, mesmo sendo oriunda também de terrenos temperados, é mais leve, graças ao seu solo granítico e xistoso.
A uva Gamay possui bagos considerados pequenos, é bastante produtiva e de amadurecimento precoce. É uma das primeiras a serem colhidas. Os principais aromas são de frutas vermelhas, como framboesas e morangos, dependendo do tipo de solo pode gerar aromas como os de pimenta de cheiro e até de banana. Isso acontece por causa da “maceração carbônica”. Este processo que consiste em colocar cachos inteiros em cubas sem prensar, e adicionam gás carbônico, que faz com que se inicie a fermentação alcoólica dentro dos bagos.
O sabor vai te surpreender!!
Por ser um vinho leve, vai muito bem com salada Caprese e Queijo de Búfala.
Compartilhe este conteúdo